• Home
  • Notícias
  • Suporte ao franqueado impulsiona expansão da Acqua Aroma
Suporte ao franqueado impulsiona expansão da Acqua Aroma

Suporte ao franqueado impulsiona expansão da Acqua Aroma

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, a taxa de mortalidade do setor de franchising é de 3% no País. O índice pode parecer baixo, mas interfere diretamente quando investidores procuram por investimentos no setor. A falta de treinamento, que leva ao fechamento de uma operação,  é um dos cinco principais motivos para essa taxa de mortalidade no setor, sendo essa fator apontado por 19% dos franqueados em pesquisa realizada pela  consultoria Franchise Solutions.

Leia  mais: Dia das Mães: consumidores devem gastar R$ 112 com presentes

Com bases nessas estatísticas que a rede de perfumaria para casa Acqua Aroma, tem apostado no acompanhamento de perto de seus franqueados, como forma de ajudar seus investidores a melhorarem a produtividade, e por consequência, o faturamento de suas operações.

Com cinco lojas em operação no Brasil, e presente em 100 pontos de venda dos Estados Unidos, a rede, para melhorar o desempenho de seus franqueados desenvolveu um sistema de acompanhamento de 100% das operações, com direito a um supervisor de campo que auxilia o franqueado na gestão da loja.  “Temos um resultado de satisfação na operação de loja acima de 90% e, em meio ao cenário de crise dos últimos anos, nossos franqueados mantiveram o crescimento em vendas”, afirmou em nota ao Universo Franchising a sócia-diretora da rede, Nayana Pedreira.

Essa gestão “compartilhada” foi desenvolvida por intermédio de uma consultoria especializada no segmento. “Iniciamos a expansão de franquias com três unidades na Bahia, e na época, apesar do interesse de candidatos em levar a marca para fora, ainda não tínhamos um planejamento adequado, por isso optamos por esperar e fazer essa estruturação de gestão”, explica Nayana.

Leia mais: Rede Petite Amie fatura R$ 4,5 milhões e expande pelo País

Apoio inicial

O cuidado começa antes mesmo da abertura e compreende até a operação das unidades antigas, como a loja Salvador Shopping, uma das primeiras franqueadas. A proprietária Milena Motta viu as mudanças refletirem diretamente ao contar com a franqueadora na abertura da comunicação com o marketing do shopping para promover ações e parcerias, assim como o auxílio que teve para negociar o reajuste no valor do aluguel. Também houve uma melhoria no desempenho da equipe e ela prevê o aumento do faturamento em 30%: “A implantação da consultoria de campo foi fundamental, pois fortaleceu a relação entre nós e a fábrica”, avalia a empresária, que atua há aproximadamente cinco anos e começou a receber o suporte no final de 2016.

O suporte da Acqua Aroma também inclui visita à loja para capacitação da equipe, abordagem de vendas e operação. “Acompanhamos os primeiros dias de funcionamento para que o franqueado se sinta seguro. Como detentores da marca e do know-how, precisamos garantir o domínio do negócio e a tomada de decisões assertivas”, reforça a diretora da rede. Há ainda supervisão mensal e consultoria trimestral para atualizar técnicas e conhecimentos, além de apoio estratégico na gestão da unidade para maximizar os resultados.

Por Redação, do Universo Franchising.

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.