Sua ideia não vale nada

Sua ideia não vale nada

Constantemente me reúno com alguns amigos, especialmente aqueles que estão habituados a visitarem o Vale do Sílicio e sempre falamos: “SUA IDEIA NÃO TEM VALOR”, isso significa de uma forma bem resumida que, a melhor ideia do mundo sem execução é apenas uma ideia.

Vou detalhar…

Já presenciei pessoas falarem que tiveram a ideia da Amazon antes de Jeff Bezos. Chega a ser engraçado, pode até ser que seja verdade, mas no final das contas foi ele (Jeff Bezos) quem executou a ideia.

Constantemente me deparo com pessoas querendo que eu invista em suas ideias e querem que eu assine um termo de sigilo (NDA), algo completamente sem sentido. E minha pronta resposta é: “Pode ficar com sua ideia”.

Hoje, o fato de eu investir em startups e estar em vários ramos de atividade, faz de mim um alvo para pessoas que desejam receber investimentos. Constantemente recebo propostas em várias áreas, sugestões de melhorias em produtos ou sugestões de como seguir novos caminhos. Fico muito animado com tudo isso, principalmente em ver pessoas querendo contribuir com o ecossistema e empreendedorismo.

Muitas coisas são legais, mas a falta do uso de uma metodologia adequada para validação da ideia pode colocar tudo em risco.

Algumas perguntas são chave para quem ainda está na ideia:

Qual problema a ideia resolve?

Qual tamanho do mercado?

Qual time vai executar essa ideia?

Quanto de dinheiro precisa para um protótipo (MVP)?

Quanto tempo seu time vai se dedicar para ideia?

Quanto tempo vai começar a gerar resultado?

Como será comercializado o produto?

A ideia virou produto? Leia meu próximo artigo no Portal Universo Franchising e saiba mais.

 

*Marcelo Salomão diretor executivo da Gigatron