• Home
  • Notícias
  • Seis dicas para a melhor gestão financeira das PMEs; confira
Seis dicas para a melhor gestão financeira das PMEs; confira

Seis dicas para a melhor gestão financeira das PMEs; confira

Abrir um negócio é sair da caixinha. É entrar em um mundo, muitas das vezes, desconhecido. Por isso, tropeçar em algumas etapas é bastante comum. Para te ajudar nessa missão de empreendedor,  a ADV Tecnologia listou  seis erros que as PMEs costumam cometer.  Leia com calma e evite escorregar nos pontos abaixo:

Leia mais: Franquias a partir de R$ 10 mil na Feira do Empreendedor, em Belém

1- Misturar despesas pessoais com as da empresa

É comum ver muitos empresários donos de PMEs  pagando suas contas pessoais através do caixa da empresa. Sem critério algum, não estabelecem valores ou utilizam até mesmo o cartão de crédito da empresa. Por isso, para o diretor executivo da ADV e especialista em software de gestão, José Claudio, é importante que o empresário estabeleça um pró-labore. “A empresa é um organismo muito maior do que o empresário”, avalia.

Dentro deste salário estipulado, o dono da empresa pode trabalhar suas despesas e fazer suas retiradas. “Caso haja um valor adicional, os sócios podem combinar de fazer uma retirada no final do ano, como uma divisão de lucros”, explicou José Claudio. Com pró-labore definido, você evita de cair em um dos erros que as PMEs costumam cometer.

2- Não separar faturamento de caixa

Muitas empresas acabam fazendo as despesas com base no faturamento e não no caixa. Existe uma série de fatores que pode fazer com o faturamento seja menor, como por exemplo, inadimplência, cancelamentos, e o que ocorre? Você faturou y, mas seu caixa está com x.

“A médio prazo você pode quebrar sua empresa. Se você fatura 100 e gasta 100, mas não receber 100, ficará no negativo. A partir daí, você entra no banco, pega empréstimo, juros alto e vira uma bola de neve. É um dos erros que as PMEs costumam cometer muito. É comum”, afirmou o diretor executivo da ADV Tecnologia.

3- Ter uma gestão vaidosa

Um gestor que acha que não precisa de ajuda comete um grande erro. É sempre importante ter um profissional com olhar de fora, dar opinião e sugestão sobre onde a empresa pode melhorar. No entanto, muitos empresários são vaidosos e não aceitam. Segundo José Claudio, para gestores que querem um custo baixo, o Sebrae oferece diversas palestras e consultorias para auxiliar na gestão.

“É comum ver que muitos erros que as PMEs costumam cometer está na gestão. Por isso, é importante que o dono de um negócio procure por ações como a do Sebrae para ter uma visão diferente”, avalia o especialista em software de gestão. É errado achar que você é conhecedor de tudo, até porque o mundo está em constante mudança.

Leia mais: Santa Lolla cria a marca de acessórios SL Handbags

4 – Falta do controle de estoque para empresas com produto

Empresas que trabalham com produto precisam estar de olho na gestão de seu estoque. Um dos tropeços comuns é entender que o estoque trabalha sozinho. Você precisa estar de olho no produto que sai, entra, o que é mais vendido, ou não é. Essa série de informações pode até mesmo prejudicar sua empresa.

5- Não ter conhecimento de gestão

A maioria dos donos de pequenas e médias empresas são profissionais que foram especialistas, grandes analistas em multinacionais. Pessoas que se destacaram, mas preferiram sair e montar sua própria empresa. Por isso, é normal encontrar gestores sem qualquer conhecimento de gestão.

O grande problema é que esses empresários acabam tomando suas decisões pautadas no “feeling”. São empreendedores técnicos, analíticos, mas não têm conhecimento de gestão.

6-  Não investir em um ERP

Para José Claudio, o grande problema é que muitas PMEs não veem o ERP como investimento e, sim, como custo. “A partir do momento que o gestor entende que o software trará mais produtividade e outros ganhos, ele enxerga o investimento. O ERP oferece diversas ferramentas para uma empresa”, explica o especialista em software.

Por Redação, do Universo Franchising

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.