Profissionalização nas rede de franquias

Profissionalização nas rede de franquias

Com certeza, existem muitas franquias excelentes no mercado, onde seu franqueador dá muita importância ao franqueado. E esse é o grande segredo de uma rede de sucesso.  Quando um empresário decide transformar sua empresa em uma rede de franquias, não pode esquecer que a partir do momento que tenha franqueados, este passa a ser seu primeiro cliente. Com essa visão, fica muito mais fácil entender qual o tipo de relacionamento que deve manter dentro de sua rede. O franqueado passa a ser a peça mais importante desse conjunto.

Dentro de uma metáfora, comparamos uma rede de franquias a uma árvore frutífera; para que ela dê frutos, é necessário criar raízes fortes, adubando, regando, eliminando o que pode impedir a árvore de crescer saudável, somente assim poderá colher os frutos.

Para que seja possível criar uma rede forte e mantê-la em crescimento, é indispensável mudar a visão empresarial. Em um cenário de tantas adversidades como o que vivemos, sobrevive o que tem uma mentalidade próspera para si e para todos os envolvidos.  A mentalidade ganha-ganha, tão esquecida pela maioria, gera negócios prósperos e centenários.

Uma rede saudável, valoriza o relacionamento B to B, mais que isso, valoriza aquele que leva a sua marca para terras que sem o sistema do franchising, seria difícil ou em muitos casos, impossível realizar em um prazo tão curto, como o próprio sistema permite.

Existem muitas maneiras e ferramentas que facilitam e orientam esse processo de maturidade profissional, mas o mais importante é ter uma mente focada na expansão e permanência da rede.

O grande patrimônio de uma rede de franquias, é o seu franqueado, sem ele, a rede não existiria. Quando um franqueado é perdido porque a franqueadora não atendeu suas expectativas, atrair um novo, é dez vezes mais caro e difícil que manter o mesmo.

A relação entre franqueador e franqueado, deve ser um encontro de interesses, com um objetivo comum, o de gerar vantagens competitivos e lucro para ambos.

Fica a dica!

Neca Fernandes – Consultoria de formatação de franquias.