• Home
  • Notícias
  • Passada a feira de franquias, o que faço agora?
Passada a feira de franquias, o que faço agora?

Passada a feira de franquias, o que faço agora?

O mês de junho já está no calendário de empreendedores como o mês do franchising no Brasil, pois é o mês em que acontece a ABF Expo Franchising, uma das maiores feiras do segmento no mundo!

Este ano foram mais de 400 marcas expositores dos mais diversos setores de atividade, tendo o setor de serviços evidenciados pelo número de marcas presentes. Na feira, o visitante é exposto a muito material promocional, informações, características dos negócios e incontáveis oportunidades de negócio, mas passada a euforia e empolgação natural de  quem está disposto a empreender é momento de compreender o que realmente faz sentido para você. Pare e realize diante do espelho algumas perguntas que podem te ajudar neste caminho, por exemplo:

– a marca me interessa, mas tenho capital para início e maturação deste negócio?

– o segmento de negócio é o que mais me familiarizo?

– a apresentação do estande, discurso de venda foram maravilhosos, mas ainda não conversei com franqueados da marca. Quando irei?

– tenho o tempo necessário que  este negócio demanda de mim?

– qual a política de crescimento e territorialidade desta franqueadora?

– é mais interessante uma nova operação ou busca por operação em repasse desta marca?

É comum que  durante a feira, Consultores de Negócios ofereçam sua franquias com empolgação e vendam o conceito como sendo o melhor negócio que existe em exposição, afinal, este é o trabalho destes profissionais, mas vale lembrar que ainda que o sistema de franchising seja um modelo que possamos já considerar consolidado no Brasil, existem franqueadoras mais e menos experientes, segmentos mais consolidados e outros considerados inovadores e não existe fórmula mágica ou garantia de sucesso, aliás, quando alguém lhe disser que garante que haverá sucesso daquele negócio recomendo a partir daí, olhar com muito mais cautela. Claro que um modelo já bem estabelecido, existe a tendência a maior segurança e solidez, mas daí a garantia de sucesso é outra história.

Faça bons negócios!

Arlan Roque, Gerente de Expansão da Cacau Show, Especialista em Gestão de Franquias, Expansão e membro voluntário do GEF – Grupo de Excelência em Franquias do CRA/SP.

Leia também: Sucesso de Sua franquia