• Home
  • Notícias
  • Multifranqueados é a aposta do Grupo Acerte para crescer
Multifranqueados é a aposta do Grupo Acerte para crescer
Divulgação

Multifranqueados é a aposta do Grupo Acerte para crescer

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicaram o crescimento dos multifranqueados no País. Atualmente, esse tipo de empreender está presente em 84% das redes de franquias que operam no Brasil, sendo que no ano anterior esse índice era de 74,5%. Para a entidade setorial, isso representa o amadurecimento do setor e a perspectiva de crescimento às redes. Para as franqueadoras, garantia de parcerias rentáveis e de longo prazo.

Leia mais: Pesquisa inédita aponta crescimento dos multifranqueados

É justamente em multifranqueados que o Grupo Acerte Franchising, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras, tem apostado para expandir as suas operações. Hoje o grupo computa que 30% de seus franqueados operam multiunidades e a perspectiva é que esse índice chegue a 70%. No setor, redes que operam com franquias de limpeza e conservação tem despontado nessa iniciativa, tanto que 21% das multiunidades computadas pela pesquisa da ABF atuam neste nicho de mercado.

Outro modelo de negócio que mostra consolidação são as franquias que operam no conceito store in store, ou seja, loja dentro de lojas, e segundo a gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, Claudia Coifman, a tendência é que isso continue a despontar no franchising. “Esse modelo de franquias tem gerado bons resultados no setor, pois se trata de uma forma de minimizar os custos da operação e abrir o leque de serviços oferecidos aos clientes, tudo no mesmo lugar, de maneira prática e eficiente”, disse e executiva.

Case de sucesso

A ressaltar a tendência dos investidores multiunidade, o Grupo Acerto evidenciou a história de empreendedorismo de João Carlos Orselli, de Joinville, em Santa Catarina (SC). Orselli é parceiro de negócios do grupo há oito anos e hoje administra três operações diferentes, todas atreladas ao grupo, sendo elas: uma unidade matriz da Quality Lavanderia, uma operação store in store (Quality Lavanderia + Linha e Bainha Costuras – franquia de reparo e customização de roupas) e ainda um ponto de coleta da Quality (extensão da loja matriz, com um baixo investimento, onde o cliente apenas entrega e retira os artigos a serem lavados).

Segundo o empresário, a otimização dos custos e o aumento do faturamento colaboraram para que ele pudesse se tornar um multifranqueado da rede. “Otimizar custos e espaço sem aumentar o aluguel do ponto comercial é realmente uma vantagem excelente.”  O investidor enfatizou ainda que, o casamento dos negócios também foi um fator decisivo na hora de abrir outras unidades. “Uma loja atrai mais venda para a outra, e vice-versa. O cliente vem para uma, vê que existe a outra no mesmo lugar e passa a utilizar as duas.”

Vale ressaltar que, além dos multifranqueados, a pesquisa apontou também o crescimento da figura do franqueado multimarca, empreendedor que investe em mais de uma rede. Hoje, 58% dos empresários do setor são multimarca e operam duas ou mais redes diferentes. Esse índice surpreende, uma vez que em 2017, esse número era de 43% e em 2016 de 38%.

Leia mais:Sazonalidade impacta franquias, mas é possível driblar os efeitos

Por Redação, do Universo Franchising.

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.