Dica: Use o Whatsapp a favor da sua franquia

Dica: Use o Whatsapp a favor da sua franquia

Criado em 2009, o Whatsapp ganhou espaço nas mãos dos brasileiros. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas utilizem o aplicativo no Brasil atualmente. Este número representa quase a metade da população do país.

Além disso, pesquisa elaborada pelo  Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a  Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 51,9% dos empreendedores com idades entre 18 e 34 anos têm no Whatsapp o seu principal canal de comunicação com os clientes. Neste sentido, algumas redes de franquias têm apostado na ferramenta não apenas para prestar suporte, mas, também, para impulsionar as vendas.

Ceofood

A Ceofood é uma franquia de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior. O franqueado atua com a prospecção de restaurantes para a plataforma. O Whatsapp é utilizado no atendimento aos clientes e contato com os franqueados. O valor de investimento parte de R$4.999,90 com tempo médio de retorno que varia entre seis e dez meses.

PremiaPão

Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede que comercializa espaços publicitários em saquinhos de pão. Com mais de 250 unidades espalhadas por todo o país, a empresa se notabilizou pelo sorteio de prêmios mensais para os consumidores. A rede utiliza o Whatsapp para a prospecção de novos clientes, estabelecimentos e suporte aos franqueados. O investimento parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses.

Ótris

Criada em 2010, a Ótris é uma empresa que se notabiliza pela recuperação de valores devidos para os pequenos e médios negócios. Desde a sua fundação, já recuperou mais de R$4 milhões. Além do contato com clientes e franqueados, a Ótris utiliza o Whatsapp nas negociações por conta da facilidade que a ferramenta proporciona para o contato com os devedores em atraso. O investimento parte de R$10 mil com tempo médio de retorno previsto para até cinco meses. A empresa ainda oferece outras duas modalidades, Padrão e Microfranquia, cujo investimento pode chegar até R$120 mil.

AcquaZero

A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em estética automotiva. No mercado desde 2009, a rede conta com mais de 240 unidades espalhadas por todo Brasil. Para abrir uma unidade da rede, o investidor deve desembolsar valores a partir de R$10 mil. Neste negócio, é possível agendar serviços, divulgar promoções e tirar dúvidas de clientes via Whatsapp. O tempo de retorno do investimento é de até seis meses.

TFlow

Marca de roupas preferida dos artistas, a TFlow utiliza o Whatsapp como umas das principais ferramentas de contato com seus clientes e franqueados. Em 90% dos casos, tudo é resolvido por meio do aplicativo. Além de ser um ótimo canal de comunicação, a rede também usa a ferramenta para o envio de materiais, fotos, lookbooks aos franqueados.O investimento parte de R$15 mil (retorno em até três meses) e pode chegar até R$87,5 mil (retorno em 14 meses).

Quinta Valentina

A Quinta Valentina, rede que comercializa sapatos sem loja física, utiliza o Whatsapp como principal ferramenta de interação entre franqueados e clientes. Com modelo de negócio de venda direta, mais de 300 espalhadas pelo país, o aplicativo facilita o contato no dia a dia. Através da ferramenta é possível agendar visitas, enviar materiais, fotos e informações sobre os produtos, manter estreita a relação com o cliente, além de colaborar com a troca de informações entre cliente e franqueado. O investimento é de R$27 mil com retorno previsto para até 12 meses.

Nutrimais

A Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 110 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. A rede utiliza o Whatsapp em todos os departamentos de suporte e vendas. O franqueado, por exemplo, pode tirar dúvidas sobre produtores rurais e receber suporte técnico de veterinários e zootecnistas. Para fazer parte do negócio, o investimento parte de R$34.900 com tempo médio de retorno previsto para até seis meses.

Mordidela

Criada em 2014, a Mordidela é uma rede de comercialização de refeições rápidas, incluindo mini porções de doces e salgados que adequou seus produtos ao ticket médio do consumidor. Para investir em uma unidade da rede é necessário que o empreendedor desembolse valores que partem de R$64,5 mil com tempo de retorno previsto para 12 meses. Além de ser uma poderosa ferramenta para a divulgação de promoções, o Whatsapp também é útil para conquistar e fidelizar os clientes.

Restaura Jeans

Fundada em 1991, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a Restaura Jeans é conhecida pela excelência nos processos de recuperação de roupas. Eleita por três vezes como a melhor franquia do Brasil no segmento de Limpeza e Conservação, a rede utiliza o Whatsapp no relacionamento com os franqueados com o objetivo de unificar e dinamizar a troca de informações sobre o negócio. O investimento indicado para abertura do negócio parte de R$70 mil com tempo médio de retorno previsto para 24 meses.

Mister Multas

Criada em 2017, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, a Mister Multas é uma franquia especializada em soluções para quem está com problemas com a carteira de habilitação e multas de trânsito. Com quatro unidades em operação – outras duas estão em fase de implementação -, a rede utiliza o Whatsapp na divulgação do negócio e atendimento ao público final, que consegue consultar as pendências dos documentos por meio da ferramenta. Para investir em uma Mister Multas, o valor indicado parte de R$79 mil com tempo de retorno previsto para nove meses.

Atitude Point

Fundada em São Paulo, a Atitude Point é uma rede de franquias que comercializa óculos solar das marcas Atitude Eyewear, Speedo Eyewear e Bulget Occhiali. Atualmente conta com mais de 40 unidades abertas. A plataforma de mensagens instantâneas é usada no negócio para facilitar a comunicação com seus diferentes públicos. Com seus franqueados, o Whatsapp serve para informar sobre a padronização, informativos e novidades da marca. Para os vendedores, a ferramenta é utilizada para compartilhar as metas de vendas e sortear prêmios para os funcionários que se destacaram no mês. O aplicativo também auxilia o SAC da marca e permite contato com os clientes para facilitar troca de produtos. O valor de investimento indicado parte de R$120 mil com tempo de retorno previsto para 18 meses.

The Shaky

A The Shaky é um negócio que comercializa milk shakes personalizados ao gosto do cliente. São mais de 100 combinações no cardápio da marca. Hoje, a franquia conta com 12 unidades, sendo uma em funcionamento em Assunção, no Paraguai. O Whatsapp é utilizado como meio para facilitar a comunicação entre o franqueado e a franqueadora. São enviados os lançamentos e novidades para que o proprietário de cada operação tenha conhecimento do que é desenvolvido pela marca. Além disso, o aplicativo permite uma conexão entre os empresários e por lá é feita uma troca de experiências e percepções de mercado. O valor de investimento indicado para abertura do negócio parte de R$150 mil com tempo médio de retorno previsto para até 36 meses.

Urban Arts

A Urban Arts, primeira franquia de arte do Brasil, utiliza o Whatsapp de forma a agilizar os atendimentos aos clientes. Estes podem mandar as fotos das paredes que precisam de composições e recebem como resposta a foto com os quadros inseridos digitalmente para facilitar o processo de aprovação. Desta forma, o tempo é otimizado tanto para a galeria quanto para os clientes. Com investimento inicial que parte de R$ 230 mil, a empresa procura novos investidores e ainda há oportunidades em importantes capitais brasileiras. Desde maio de 2009 em operação, a Urban Arts é uma galeria de arte diferente que oferece trabalhos de mais de quatro mil artistas independentes do Brasil e do mundo e mais de 40 mil artes, todas autorais, exclusivas e com tiragem limitada. Após dois anos de existência online, teve sua primeira galeria física inaugurada em 2011 na rua Oscar Freire, em São Paulo.

Oca de Savóia

A Oca de Savóia é uma rede de franquias que comercializa pizza em fatias. De Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a empresa utiliza um sistema de ultracongelamento com hidrogênio, que conserva as pizzas por até três meses sem que o sabor do produto seja perdido e dispensa a utilização de conservantes químicos, muito comuns na indústria alimentícia. Até o momento, a Oca de Savóia conta com 36 unidades em operação dentro de shoppings, lojas de rua e também nos dois maiores estádios de futebol do Rio Grande do Sul – Beira Rio e Arena Grêmio. Em 2016, a rede faturou R$10 milhões e encerrou 2017 com R$15 milhões. A rede utiliza regularmente WhatsApp para venda e suporte ao consumidor. Para investir em uma unidade da Oca de Savóia, o valor indicado pela franqueadora parte de R$250 mil com tempo médio de retorno previsto para 24 meses.

Por Redação, do Universo Franchising

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.