• Home
  • Notícias
  • Dia das Mães: consumidores devem gastar R$ 112 com presentes
Dia das Mães: consumidores devem gastar R$ 112 com presentes

Dia das Mães: consumidores devem gastar R$ 112 com presentes

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência apontou que 60% dos brasileiros vão às compras neste Dia das Mães. Considerada a segunda melhor data ao varejo, perdendo apenas para o Natal, a expectativa é de incremento de venda ao comércio de todo o País.

Leia mais: Abrasce mostra otimismo para o Dia das Mães

Dos entrevistados, com faixa etária entre 16 e 34 anos e com renda de até dois salários mínimos, são os que mais têm intenção de presentear na data. O gasto médio identificado na pesquisa foi de R$ 112. O IBOPE identificou ainda que, 50% dos respondentes, pretende comprar presentes neste Dia das Mães no valor de até R$ 100.

Outros 17% dos respondentes da pesquisa pretendem desembolsar de R$ 101 a R$ 200 e os que pretendem comprar presentes acima dessa quantia, ou seja, superior a R$ 200, somam 18% dos participantes.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 142 municípios, entre os dias 12 e 16 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Categorias

Dentre as categorias com maior procura no período, destaque ao setor de vestuário, sendo que a compra de roupas como presente na data sazonal foi mencionado por 16% dos respondentes da pesquisa. Acessórios também foram mencionados pelos participantes, sendo que 16% dos participantes afirmaram que vão procurar por esses artigos para presentear. Calçados, sem considerar tênis, foi mencionado por 13% dos respondentes da pesquisa.

Leia mais: Veja as feiras de franquias que acontecem este ano no País

Canais de venda

As lojas de rua serão procuradas por 71% da população que pretende presentear na data, em especial pelos consumidores residentes em cidades pequenas de até 50 mil habitantes. Os shoppings são mencionados por 21% como local para fazer a compras durante a data sazonal e sobe para 34% quando considerados apenas os municípios com mais de 500 mil moradores. As compras pela internet serão uma escolha somente para 9% dos brasileiros.

A pesquisa do IBOPE vai de encontro com a estimativa feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que identificou maior otimismo dos lojistas com as vendas para o Dia das Mães.

Por Redação, do Universo Franchising.

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.