• Home
  • Notícias
  • BNDES e ABF lançam projeto de financiamento de franquias
BNDES e ABF lançam projeto de financiamento de franquias
Freepik

BNDES e ABF lançam projeto de financiamento de franquias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) lançaram o projeto Franquias, iniciativa que amplia o acesso de franqueadores e franqueados ao Cartão BNDES.

Leia mais: Crédito: redes permitem que empreendedor financie uma franquia

Desde a terça-feira (12) o site do Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br) conta com uma categoria de serviços voltada especificamente ao setor de franquias, composto predominantemente por micro e pequenos empresários. Franqueados agora poderão adquirir todo um conjunto de máquinas, equipamentos e serviços específicos de uma rede franqueadora. Para tanto, as redes franqueadoras devem procurar o BNDES e cadastrar seus fornecedores.

A iniciativa representa um esforço adicional do BNDES para se aproximar desse grupo. Para Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais, “a iniciativa veio em um momento muito bom, quando o Banco busca reforçar o relacionamento com MPEs. Em 2017, 42% dos recursos desembolsados pelo BNDES e 80% das operações foram direcionados a essas empresas”.

O vice-presidente da ABF, André Friedheim, destacou a força do segmento mesmo durante a crise e a ampliação de seu potencial de crescimento: “Acesso a crédito é o que faltava para alavancar ainda mais o setor de franquias, que atualmente conta com 2.600 redes e 5 mil novos franqueados a cada ano. Agora temos a chance de impactar ainda mais o segmento. Se hoje a expectativa de crescimento é de 8% ao ano, com a parceria com o BNDES temos condição de superar essa meta.”

Até o momento, China In Box e Casa do Construtor já firmaram acordo com o BNDES e cadastraram fornecedores na base do cartão. O BNDES espera contar com a adesão de mais redes franqueadoras e com isso ampliar seu canal de escoamento de crédito sobretudo às micro e pequenas empresas.

Leia mais: Sebrae e OAB firmam acordo de apoio as MPEs

Por Redação, do Universo Franchising.

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.