Abrasce mostra otimismo para o Dia das Mães

Abrasce mostra otimismo para o Dia das Mães

Após quatro anos com índice de vendas regular durante o Dia das Mães, data sazonal considerada uma das maiores em representatividade ao varejo, estimativa feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que os lojistas que atuam nestes centros comerciais estão mais otimistas com as vendas este ano.

Esse otimismo atinge diretamente as franquias, uma vez que muitos lojistas que operam em shoppings são rede de franchising. Segundo o levantamento, 95% dos empresários respondentes da pesquisa afirmaram estar mais otimistas com a data ao se comparar com o igual período do ano anterior.

O indicador apontou que, 65% dos respondentes esperam que as vendas do Dia das Mães tenham crescimento superior a 20% este ano, ao se comparar com o mesmo período de 2017. Entre os segmentos com maior expectativa na melhora das vendas está o de vestuário, em que 46,91% dos respondentes informaram que as vendas devem crescer no período.

Na sequência aparece o setor de calçados em que 16,05% dos respondentes esperam vendas melhores este ano, seguido pelo setor de perfumaria, com 12,35%.  Entre a perspectiva de gastos, houve um empate entre os lojistas que acham que o tíquete médio do presente será de R$ 50 a R$ 150 e os que esperam que seja maior que R$ 150, com 47,56% das respostas.

Para auxiliar os lojistas a aumentarem as vendas na data sazonal, comemorada no próximo dia 13 de maio, 68% dos shoppings investiram em promoções, outros 21,95% em anúncios nas redes sociais e 9,76% em ações dentro dos empreendimentos. A Abrasce levantou ainda que, 46,25% farão compre e ganhe, 40% sorteios e 13,75% ações com experiências.

Dados da pesquisa

Na medição regional para o levantamento de otimismo para o Dia das Mães, entre os participantes da pesquisa, 54,88% dos shoppings são da região Sudeste, 16,47% do Sul, 15,29% do Nordeste, 8,54% do Centro-Oeste e 4,82% da região Norte. Desse total, 65,85% ficam na capital e 34,15% no interior dos estados.

Por Flávia Milhassi Denone, do Universo Franchising

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.