• Home
  • Notícias
  • ABF 2018 apresenta novidades e marcas tradicionais na área de alimentação
ABF 2018 apresenta novidades e marcas tradicionais na área de alimentação

ABF 2018 apresenta novidades e marcas tradicionais na área de alimentação

Setor de alimentação é o maior e se destaca com comida da fazenda e saudável

O maior setor de franquias e que mais cresce no Brasil sempre foi o de alimentação representando cerca de 29,4% do setor todo que somente no primeiro trimestre deste ano faturou cerca de R$ 38,762 bilhões, representando uma alta de 5,1% no período.

Leia Também: Expo ABF 2018 a beleza e sua ascensão no mercado de franquias

Com essa edição da Expo ABF não foi diferente e trouxe muitas marcas tradicionais e outras novidades, todas, com um objetivo em comum buscar novos investidores para fortalecer sua presença em todo território nacional.

Entre as marcas expositoras a tradicional franquia de comida da fazenda o Divino Fogão fechou o ano de 2017 com um aumento de 15% no faturamento da rede e visa implantar 10 novas unidades.  A rede que tem explorado bastante o conceito de multiunidades, ou seja, franqueados adquirindo uma ou mais unidades da mesma rede de franquias tem contabilizado cases de sucesso como é o caso do fraqueado Rafael Barbugiani que abriu uma unidade da marca em 2008 em Brasília (DF) e hoje conta com quatro unidades em operação. Com a experiência o empresário diz que “o importante é saber montar uma boa equipe, fazer a gestão de pessoas e saber delegar funções para que o negócio funcione perfeitamente. Além disso, fica mais fácil negociar preços com fornecedores, promover ações de marketing e participar de reuniões com a franqueadora, pois estamos atuando com várias lojas de uma mesma marca”, esclarece.

Segundo Emiliano Silva gerente de operações da Divino Fogão a marca investiu em parceiros e apostou no store in store para conseguir ampliar sua participação de mercado dentro de outros players. O executivo diz que o grande sucesso da rede está na gestão do negócio e na exigência que o franqueado trabalhe na operação.

A rede líder Rei do Mate, com mais de 320 lojas em operação também marca presença no evento buscando inaugurar mais 10 lojas ainda este ano. O plano de expansão inclui cidades acima de 80 mil habitantes e o foco da marca são as principais capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

A Havanna chega a Expo 2018 apostando em novos modelos de negócio para crescer no setor de franquias e aposta em parcerias inovadores store in store, com grandes players como Saraiva e Santander. Neste formato a marca trabalha com novos modelos de negócios como uma forma de reduzir custos e ampliar a rentabilidade dos franqueados. A marca abriu sete cafeterias dentro das livrarias e uma dentro de uma agência bancária oferecendo aos funcionários um espaço para realizar reuniões e encontros.  Sendo uma nova opção de investimento menor para novos empreendedores que se identificam com a marca.

A comida saudável aparece com várias opções de negócio na Expo ABF entre elas marcas como Saladenha e Megamatte. A Saladenha surpreendeu em resultados e cresceu 500% em menos de um ano. O resultado vem de encontro com a filosofia da marca que é ganhar adeptos de uma boa alimentação para atender pessoas que buscam cada vez mais por produtos mais saudáveis no dia a dia por um preço justo. Segundo um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor, o setor movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano no País, elevando o Brasil entre os maiores mercados do setor no mundo.

Seguindo essa onda Megamatte aposta na sustentabilidade e apresenta três opções de negócio para o visitante que quer investir na área loja, quiosque e contêiner, esse último foi criado em agosto do ano passado e tem chamado a atenção dos investidores devido ao seu formato sustentável que reduz em 90% os resíduos  de uma construção convencional como cimento, areia, cal e tijolo, além de exigir um investimento menor.

Por Cintia Arten Rubio, do Universo Franchising

Quer saber tudo sobre o mundo das franquias? Fique atento as novidades do Universo Franchising.