• Home
  • Notícias
  • 7 problemas do franchising para franqueado e franqueador
7 problemas do franchising para franqueado e franqueador

7 problemas do franchising para franqueado e franqueador

Se nem tudo são flores em uma relação de negócios, na ligação franqueado x franqueador não poderia ser diferente. Apesar de ser um negócio lucrativo para ambas as partes, o universo das franquias não está imune às dificuldades existentes no mundo corporativo. Mesmo que alguns deles sejam recorrentes, os problemas do franchising, se destrinchados, podem ajudar a melhorar o suporte aos franqueados e a saúde das franquias.

Neste artigo, vamos expor os 7 principais problemas encontrados no modelo de franquias que prejudicam o desenvolvimento do seu negócio. Portanto, se é isso o que você procura, acompanhe a leitura!

Falta de atenção ao contrato entre franqueado e franqueador

É consenso geral que abrir uma franquia é um procedimento mais simples do que começar o próprio negócio do zero. Mesmo que seja necessário algum tipo de suporte por parte do franqueado, diversos parâmetros já são definidos previamente pela marca no momento da assinatura do contrato.

Essas informações são emitidas por meio da Circular de Oferta de Franquia, que, no mundo das franquias, é conhecida simplesmente pela sigla COF.

A COF é o documento mais importante de um contrato de franquia e, por isso, é fundamental a análise profunda e cautelosa dele antes de assiná-lo. Como já dito, diferentemente de um negócio construído do zero, uma franquia segue algumas regras e normas que já foram testadas previamente e, por isso, tornam o negócio sustentável.

Todas essas normas devem ser descritas na COF, e alguma delas são: balanços financeiros, layout do ponto, investimento inicial, valores de taxas, suporte da franqueadora e diversos outros itens que podem variar de acordo com a franquia adquirida. Além disso, em um contrato de franchising, existem cláusulas restritivas para resguardar os padrões de qualidade da rede.

Portanto, adquirir uma franquia sem antes analisar o contrato e suas cláusulas é um dos principais problemas, já que é fundamental, tanto para o sucesso do franqueado como do franqueador, a sintonia de ideias e concordância com as regras impostas.

Apostar em vários formatos de franquias

Cada tipo de franquia tem características próprias e especificidades operacionais diferentes umas das outras. Ter conhecimento sobre qual é o perfil ideal para você pode ser essencial para evitar problemas no franchising. Logo, quando se opta por diferentes modelos de franquia ao mesmo tempo, o franqueador pode perder o foco e acabar descaracterizando o seu negócio, fazendo exatamente o caminho inverso do procurado.

O mais indicado, na maioria das vezes, é escolher apenas uma opção entre as disponíveis, como loja, quiosque, display, franquia compacta e outros modelos.

Dessa forma, você abrange seus franqueados de maneira uniforme e estreita o seu relacionamento com eles. Assim, é possível entender e visualizar quais são as maiores dificuldades e facilitar a solução de problemas de uma maneira geral.

Focar em expansão em quantidade e não em qualidade

Se você está procurando por uma expansão de forma desordenada, simplesmente para atingir um determinado número de unidades franqueadas no mercado, considere mudar o seu pensamento urgentemente.

Buscar por uma expansão desenfreada apenas para justificar os custos que existiram na abertura do seu negócio, sem ter a preocupação e o cuidado na seleção do franqueado, é extremamente prejudicial à sua marca. Não planejar a expansão de uma forma profissional só tem um resultado possível: abertura e fechamento constante de unidades. Portanto, escolha seus franqueados de maneira cuidadosa e criteriosa. Mesmo que isso represente um crescimento mais lento, você terá uma marca cada vez mais sólida no mercado.

Investir ao mesmo tempo no startup de redes de franquias diferentes

Uma situação bastante comum de acontecer, principalmente entre franqueadores que já obtiveram sucesso na criação de uma franquia, é a diversificação do franchising ou, em outras palavras, abrir outras redes de franquias ao mesmo tempo.

Quando já se tem experiência na criação e na venda de uma franquia, alguns franqueadores se veem tentados a arriscar a criação de outras empresas visando aumentar o número de vendas e diversificar os produtos e serviços oferecidos.

O risco de investir na abertura de diferentes franquias ao mesmo tempo é extremamente alto, visto que a perda de foco e de envolvimento em cada um dos negócios é uma consequência inerente ao processo. Então, se você quer ter sucesso na gestão de uma rede de franquias, foque única e exclusivamente nela.

Licenciar marca quando se está concedendo franquias

Para se esquivarem de problemas na justiça por conta da Lei de Franquia Empresarial, não raro é possível notar empresas que dizem licenciar uma marca quando, na verdade, estão simplesmente concedendo o direito de franquia.

Isso porque muitas redes de franquias, por entenderem que podem agir da mesma forma e optar por um tratamento jurídico diferente entre os seus integrantes, se denominam de uma maneira diferente.

Vemos no mercado contratos celebrados com os mais variados nomes. Apesar disso, nota-se também a presença de todas as características de uma franquia. O mais comum deles é o licenciamento. Isso vai além do desconhecimento técnico, já que a concessão de uma franchising traz ao franqueador mais custos, responsabilidades e obrigações do que o licenciamento de marca.

Mas, apesar do aparente benefício, optar por licenciar a marca em despeito do franchising nem sempre é o ideal para o seu negócio. Portanto, analise bem o cenário no qual você e sua empresa estão inseridos antes de se submeter a essa escolha.

Não conhecer o público-alvo

Um dos principais problemas das franquias é o conhecimento raso do seu público-alvo por parte do franqueador.

Conhecer o público para o qual você pretende vender o seu produto deveria ser a primeira coisa a ser pensada antes de começar um novo negócio e, se tratando de franchising, isso é um pilar fundamental para o sucesso do empreendimento.

A única forma de uma empresa produzir e vender o melhor produto possível para o seu público-alvo é conhecendo-o. Para atingir esse conhecimento, é fundamental que o franqueador realize pesquisas observacionais, além de traçar perfis de compra e fazer análises de mercado.

Além disso, ignorar os feedbacks dos seus clientes pode trazer prejuízos à sua franquia, já que, graças à expansão tecnológica que presenciamos na atualidade, a representatividade dos clientes aumentou significativamente. Avaliações em redes sociais, tais como as do Facebook, que permitem os consumidores classificarem seu estabelecimento de 1 a 5 estrelas, seguido por um comentário, são parâmetros que são levados muito a sério hoje em dia.

Dito isso, esse é um indicador que deve ser considerado pelo franqueador. Receber uma estrela pode representar um ponto negativo momentâneo, mas com certeza vai ajudar na correção de problemas em áreas que devem ser melhoradas.

Ignorar o feedback da rede franqueada

Um dos caminhos para o sucesso de uma franquia é a comunicação, e o feedback da rede franqueada é extremamente importante. Ignorá-lo é um atalho aos problemas, já que ele pode ser uma forma eficiente de fortalecer as relações entre franqueador e franqueado e uma maneira de oferecer suporte e ter conhecimento sobre o dia a dia da operação.

Esclarecendo todos os questionamentos acerca dos feedbacks obtidos, o franqueador será capaz de criar soluções para os problemas encontrados e terá uma relação mais próxima e produtiva com a sua rede franqueada.

José Carlos Fugice – É administrador de empresas pela FAAP e sócio diretor da consultoria Goakira